top of page
  • Foto do escritorFernanda Murici

Como Contratar o Buffet do Seu Casamento

Atualizado: 26 de ago. de 2020

Olá!! Como vocês estão?

Temos super parceiros e inclusive trazem conteúdos bem bacanas. E em minha reunião com a Renata da Arquitetando Paladar ela comentou dos posts do blog por estes dias e queria compartilhar a postagem dela que está super bacana...


Vamos conferir....


Preciso contratar o buffet para o meu casamento, e agora? Por onde começar?

Posso detalhar em alguns tópicos tudo que você precisará perguntar e saber para fazer uma escolha consciente e que faça sentido para você e seu noivo!

Para exemplificar, no Buffet Arquitetando Paladar seguimos uma linha brasileira e orgânica! Sempre fazemos um briefing com o casal e procuramos saber pratos prediletos, restrições alimentares, pratos que marcaram a história da família, descendências, alguma receita especial de família e assim vamos dando forma e muito sabor a cada nova festa, a cada novo cardápio.


Faça a lista de convidados;

Escolha o local da festa, vale checar os buffets que já fizeram festa no local;

Deixe claro o horário de inicio e tempo previsto de festa para que o buffet pense no cardápio do inicio ao fim;

Faça uma lista de prioridades, comidas que vocês amam, que fazem parte da história de vocês;






Pensem se existe alguma restrição alimentar e se tiver não deixem de anotar e repassar para o buffet;

É importante entender se o Buffet cobrará alguma taxa extra e os noivos precisam incluir na planilha orçamentaria da festa:

  • Deslocamento (se o buffet for de uma região diferente do local da festa);

  • Seguro quebra, isso mesmo, existe seguro para cobrir os utensílios do buffet que danificarem durante a festa e neste caso, pós casamento, já estará tudo quitado, sem surpresas pós festas;

  • Taxa de cozinha ou de retirada de lixo;

  • Alimentação dos fornecedores contratados diretamente por vocês (assessoria, fotografia, banda e etc…), aqui não conta a equipe do buffet, apenas fornecedores contratados diretamente por vocês!

Quantidade de garçons? O ideal é ter no mínimo 01 (um) garçom para cada 10 (dez) convidados, mas existe uma variação de acordo com o serviço, local e suas limitações de estrutura, estilo de serviço, variedade de pratos, de bebidas alcoólicas e  não alcoólicas.

O Buffet incluirá todo o material necessário? Geralmente o buffet inclui louças, talhares, mini porcelanas, bolws, rechauds, guardanapos de tecido e de papel, taças… O Buffet não inclui na proposta a mesa para servir as comidinhas, o aparador do café e welcome drink, a mesa para as sobremesas, toalhas, souplats e taças coloridas, geralmente ficam por conta da empresa de decoração e os móveis, em alguns casos, podem ser do próprio espaço locado.

Qual estilo de comida será mais atraente e recomendável para a festa? Existe algumas formas de avaliar: O orçamento previsto, o número de convidados, horário da festa, estilo do local e evento;

É interessante entender quais são as especialidades do buffet e se faz sentido para vocês!

Qual tipo de serviço? Finger food, almoço ou jantar franco americano ou a inglesa, brunch e etc…






São orgânicos? Se preocupam em serem sustentáveis? Os produtos do buffet são frescos? Trabalham com algo artesanal? Por exemplo, no Buffet Arquitetando Paladar, nossas massas são artesanais, nossos tomates, para fazer os molhos, vem direto da horta, ou seja, orgânico e livre de conservantes e agrotóxicos, tudo para manter um tempero mais caseiro e cheio de estilo de vó, mães 😊

Possui cardápios para veganos, celíacos, sem glúten e lactose?


Eu sempre digo que a lista de convidados é uma caixinha de surpresas, é válido checar com o buffet: Qual o prazo para a confirmação final do número real/total de convidados? Na Arquitetado pedimos até quinze dias antes da festa.




Verifique no contrato do buffet, como funciona a política de reembolso ou cancelamento;

Outro ponto que pode auxiliar na reta final da escolha do buffet, é solicitar para o mesmo uma lista de referências recentes ou até mesmo checar a lista de depoimentos.

Aqui vai um breve resumo do nosso perfil para vocês entenderem o formato e poderem comparar nesta fase de pesquisas:

Qual a especialidade da sua gastronomia? (italiana, vegetariana, etc)

A nossa inspiração é ARQUITETAR delícias orgânicas brasileiras, com uma gastronomia agrícola e sustentávelCONECTAMOS pessoas através da nossa gastronomia, com fundamentos na cozinha humanizada, orgânica e inspirada nos cinco sentidos da experiência a mesa. Caminhando no ritmo das novas gerações, já trabalhamos com cardápios veganos, vegetarianos, sem lactose, sem glúten, além dos orgânicos.

Quais tipos de menu oferecem? (finger food, ilha, etc)

Temos os mais variados tipos de cardápios, desde jantares/almoços a inglesa ou franco-americano, finger food, brunch, ilhas gastronômicas de antepastos, tapas, toscana ou até mesmo dos “fast food” do menu da pista com Ilhas de Hamburger, Hot Dogs, sanduiches de carne louca e etc…


Renata muito obrigada por sua contribuição... Tá maravilhosa essa sua contribuição com nosso blog de mostrar também a visão de nossos parceiros, que lidam inclusive com mais detalhes do seu segmento.


Vou deixar o contato da Renata da Arquitetando Paladar para vocês!! Entre em contato com ela e fale que foi indicação nossa!!


bottom of page